PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
É uma estrutura não perene, composta por camadas sobrepostas de diferenes materiais compactados a partir do subleito do corpo estradal,adequada para adender estrutural e operacionalmente ao tráfego, de maneira durável e a custos minimizados, considerando diferentes horizontes para serviços de manutenção preventiva, corretiva e de reabilitação, obrigatórios.
A estrutura do pavimento é concebida para receber e transmitir esforços de maneira a aliviar pressões sobre as camadas inferiores, que geralmente são menos resistentes.
As cargas são transmitidas à fundação de forma aliviada e também criteriosa impedindo a ocorrência de deformações imcompatíveis com a utilização da estrutura.
Cada camada de pavimento possui uma ou mais funções específicas. que devem proporcionar aos veículos as condições adequadas de suporte e rolamento em qualquer condição climática.
REVESTIMENTOS
Entre outras funções deverá receber as cargas, estáticas ou dinâmicas, sem sofrer grandes deformações elásticas ou plásticas, desagregação de componentes ou ainda perda de compactação; necessita portanto, ser composto de materiais bem aglutinados ou dispostos de maneira a evitar sua movimentação horizontal. Alguns materias permitem tais condições: pedras cortadas, paralelepípedos, blocos pré-moldados de concreto, placas de concreto, concreto compactado com rolo, tratamentos superfíciais betuminosos e misturas asfálticas em geral.
DESIGNAÇÃO DO REVESTIMENTO
Camada de Rolamento: É a camada superficial do pavimento, diretamente em contato com as cargas e com ações ambientais.
Associações: Camada de desgaste, capa de rolamento, revestimento.
Camada de Ligação: É a camada intermediária, também em mistura asfáltica, entre a camada de rolamento e a base do pavimento.
Associações: Camada de binder.
Camada de Nivelamento: É a primeira camada de mistura asfáltica empregada na execução dos esforços (recapeamento), cuja função é corrigir os desníveis em pista, afundamentos localizados, enfim, nivelar o perfil do greide para posterior execução da obra camada de rolamento.
Associações: Camada de reperfilagem.
Camada de Reforço: Nova camada de rolamento, após anos de uso de pavimento existente, executado por razões funcionais, estruturais ou ambas.
Associações: Recape ou pano asfáltico.
TERRAPLENAGEM
Os serviços de terraplenagem, realizados pelo Grupo JMC consistem basicamente em cinco etapas: limpeza, corte, aterro, subsolamento e acabamento.
Na ETAPA DE LIMPEZA, os serviços de terraplenagem são realizados com trator de esteira com lâmina frontal e consiste na retirada de matos, tocos, gramas e outros, visando uma melhor qualidade no serviço final.
A ETAPA DE CORTE E ATERRO, os serviços de terraplenagem são executados em conjunto, dependendo do tipo de terreno, e consiste no corte da terra de um determinado espaço a outro, visando ao término da etapa, uma planície perfeitamente nivelada.
No SUBSOLAMENTO, utiliza-se rolo compactador com motovibrador e tem como finalidade compactar a área a ser construída.
O ACABAMENTO, nos serviços de terraplenagem consiste em eliminar as imperfeições causadas pelas fases anteriores do processo, obtendo assim uma área perfeitamente plana e compactada, apta a receber o asfaltamento.
Todo o trabalho de terraplenagem deve ser devidamente legalizado, ter toda a documentação e aprovações necessárias com acompanhamento do engenheiro responsável e devidamente cadastrado nos órgãos competentes. E esta é a responsabilidade e compromisso do Grupo JMC.
DRENAGEM DE OBRAS PÚBLICAS
O Grupo JMC executa obras de construção de ruas e avenidas de diversos portes, combinando engenharia e qualidade na execução do projeto do cliente público ou privado.
Os nossos serviços iniciam-se com uma visita técnica ao local de trabalho, sem custo para o cliente, para que possamos elaborar a proposta a ser apresentada.
Temos a capacidade para atender serviços menores como reformas de pisos existente, quanto aos mais complexos e os prazos são cumpridos de acordo com o pactuado contratualmente.